Pregão Eletrônico é o mais utilizado pelas micro e pequenas empresas
26/03/2007

O pregão eletrônico foi a modalidade de compras mais utilizada pelas micro e pequenas empresas (MPE’s) para fornecer ao Governo Federal em 2006. Dos cerca de R$ 2,2 bilhões contratados junto a este segmento, quase R$ 822 milhões foram aquisições por meio dessa modalidade.

Em segundo lugar está a dispensa de licitação através da qual as MPE’s forneceram R$ 398,8 milhões ao Governo. As demais modalidades com menor participação no período como pregão presencial, concorrência, convite e tomada de preços somaram R$ 1 bilhão.

A participação das micro e pequenas empresas nas licitações eletrônicas do Governo Federal e as facilidades que essa modalidade oferece às empresas nas licitações públicas, especialmente às de menor porte, foi o tema palestra do secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, no 2º Congresso Brasileiro de Pregoeiros.

Santanna enfatiza o crescimento do uso do pregão eletrônico pelas MPE que passou de R$ 464,4 milhões em 2005 para R$ 822 milhões em 2006. Em 2004 essa participação havia sido de R$ 108,4 milhões. O secretário destaca, ainda, que esse crescimento levou à redução do valor das aquisições por dispensa de licitação, tradicionalmente a mais utilizada pelas empresas de pequeno porte nas contratações federais.

“Esses números mostram claramente o crescimento do pregão na vida dos pequenos empreendimentos”, afirmou. “Ao invés de reduzir a sua participação como acreditavam alguns segmentos, o pregão eletrônico democratiza o acesso às licitações públicas porque facilita e reduz os custos de participação para os fornecedores já que os procedimentos ocorrem pela internet.”

Fonte: Comprasnet.gov.br