Economia do pregão eletrônico supera R$ 1 bilhão de reais
29/12/2006

O Governo Federal economizou R$ 1,1 bilhão com a utilização do pregão eletrônico entre janeiro e novembro de 2006. O valor é a diferença apurada de 11,7% entre o preço de referência - o preço máximo aceito pela Administração - e o que efetivamente foi contratado após a disputa on-line entre os fornecedores realizada através do portal www.comprasnet.gov.br. O pregão eletrônico funciona como um leilão reverso no qual a disputa ocorre com o envio sucessivo de lances pela internet. O vencedor é aquele que oferecer o menor preço.

O pregão eletrônico foi a modalidade mais utilizada entre janeiro e novembro deste ano e respondeu por 59,1% do valor das licitações, movimentando recursos da ordem de R$ 8,6 bilhões. Foi o maior desempenho das compras eletrônicas desde a sua implantação na Administração Federal ocorrida em 2000.

Em 2002, por exemplo, o desempenho do pregão eletrônico significou apenas 0,4% do valor contrato entre janeiro a novembro. Percentual que subiu para 4% em 2003, 5% em 2004 e 14,7% em 2005. Com esse desempenho, o crescimento acumulado da modalidade eletrônica em 2006 em relação ao ano de 2002 foi de 32.641%.

A modalidade de concorrência foi a segunda mais utilizada com uma participação de R$ 3,2 bilhões. Em terceiro lugar aparece o pregão presencial com R$ 2,4 bilhões em aquisições. Embora seja gerenciado por um sistema eletrônico, o pregão presencial exige a presença física dos representantes das empresas interessadas em fornecer para o governo durante o leilão. O valor total das licitações realizadas no período somou R$ 14,6 bilhões.

A modalidade pregão, somando as formas presencial e eletrônica, respondeu por R$ 11 bilhões em aquisições – 75,8% do contratado. Em número de processos de compras, foram 21.055 pregões eletrônicos – 63,6% dos procedimentos licitatórios realizados de janeiro a novembro desse ano – e 2.255 pregões presenciais – 6,8% dos processos de aquisição.

Nem todas as compras podem ser feitas pela modalidade pregão que é aplicável, conforme a legislação, apenas para bens e serviços comuns, aqueles com especificação (requisitos exigidos no edital) amplamente conhecida no mercado como, por exemplo, computadores, materiais de escritório e medicamentos. Obras de engenharia e serviços de consultoria complexos, por exemplo, já não podem ser contratados através dessa modalidade, conforme determina a Lei de Licitações 8.666 de 1993.

Fonte: Comprasnet.gov.br (21/12/2006)